ESTÁDIO DO CLUBE DESPORTIVO DAS AVES

INAUGURADO A 8 DE DEZEMBRO DE 1981

O Estádio do Clube Desportivo das Aves foi inaugurado a 8 de Dezembro de 1981, 11 anos e meio depois do lançamento da primeira pedra (14 de Junho de 1970). O processo de construção do novo Estádio iniciou-se com a constituição da Comissão Pró-Estádio, em 8 de Maio de 1970, que integrava o Monsenhor José Ferreira, Dr. António Pimenta, Albano Gomes, Bernardino Gomes de Sousa Nogueira, José Moreira de Araújo, Constantino de Sousa Rompante e Joaquim Ferreira de Abreu.

Vista Geral do Estádio do Clube Desportivo das Aves

O Estádio do Clube Desportivo das Aves possui hoje cerca de 4 200 lugares sentados (dados oficiais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional) sendo aproximadamente 1 500 cobertos. É nesta zona coberta que se encontram os camarotes, lugares de imprensa e zona para convidados. A lotação oficial do Estádio rondava os 12 500 lugares antes da desactivação de uma parte significativa da Bancada Norte (topo) e da colocação de cadeiras em todo o Estádio. A 'casa' do Desportivo das Aves possui, desde o início dos anos 90, iluminação artificial que permite a realização de transmissões televisivas em horário nocturno. Existe também uma pista de atletismo (em areia/pelado) actualmente inutilizada.

O Estádio do Clube Desportivo das Aves tem vindo a sofrer constantes obras de melhoramento, tendo a mais importante acontecido nos meses que antecederam o regresso à 1ª Divisão, no Verão de 2000. Estas obras permitiram dotar o estádio de balneários modernos e de uma nova sala de imprensa.

Além dos jogos oficiais da equipa de futebol profissional do Clube Desportivo das Aves, este Estádio é palco regular do "Torneio de Escolinhas de Vila das Aves" que reúne centenas de crianças todos os anos. Recebe também alguns jogos das Camadas Jovens do clube e foi um dos locais de estágio da Selecção Francesa de Futebol durante o Euro 2004. Também já funcionou como 'casa emprestada', tendo recebido encontros oficiais de outros clubes (o Moreirense recebeu o FC Porto no Estádio do Clube Desportivo das Aves em 2002).

Ligações:
LPFP - Estádio do Clube Desportivo das Aves
RECORD - Moreirense x FC Porto em Vila das Aves

Artigo publicado no "Arquivo Avense" no dia 1 de Abril de 2012
Última Modificação: 1 de Abril de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário